segunda-feira, 7 de junho de 2010

49º Aniversário do Comando da Força Aeronaval

COMANDO DA FORÇA AERONAVAL
"Criado pelo Aviso Ministerial nº 1003, de 5 de junho de 1961, o Comando da Força Aeronaval comemora hoje quarenta e nove anos de trabalho profícuo dedicado à Aviação Naval e à Marinha do Brasil.
Inicialmente sediado a bordo do saudoso Navio-Aeródromo Ligeiro "Minas Gerais", tinha, naquela época, como subordinados dois esquadrões de helicópteros e mais o próprio Navio, com o 1º Grupo Aéreo Embarcado, composto de aviões e helicópteros, situação esta alterada em 1965 quando, por decisão presidencial, a Marinha passou a operar apenas aeronaves de asa rotativa.
Em 1971, o ComForAerNav sofreu grande reestruturação, com a mudança para sua sede atual, na cidade de São Pedro da Aldeia, passando a ter sob seu Comando a BAeNSPA, o CIAAN e os Esquadrões de helicópteros HU-1, HI-1 e HS-1.
Em 1998, por força de novo Decreto Presidencial, a Marinha retomou a operação de aeronaves de asa fixa, destinadas ao guarnecimento do seu Navio-Aeródromo. Assim sendo, em 13 de janeiro de 2001, após muito esforço e perseverança, aviões da MB voltaram a pousar no Porta-Aviões.
Ao longo dos anos, como resultado da evolução e aprimoramento de nossa Aviação Naval, novas tecnologias foram incorporadas, incluindo a MB no seleto grupo das Marinhas capazes de operar helicópteros em missões diuturnas, a partir de navios dotados de convoo, e de operar aviões de alta performance a partir de Navio-Aeródromo. Além disso, outras Organizações Militares foram integradas à estrutura da Força Aeronaval.
Hoje, estão subordinadas ao Comando da Força Aeronaval dez Organizações Militares, que trabalham incessantemente, com profissionalismo e dedicação, superando óbices dos mais diversos tipos, em prol do cumprimento de suas respectivas tarefas. Essas OM contam com militares e servidores civis que não medem esforços para a prontificação e o aprestamento dos meios aeronavais, visando seu emprego nos diversos tipos de Operações Navais, em missões de busca e salvamento, em missões humanitárias e em apoio ao PROANTAR, dentre outras.
As recentes inaugurações das novas instalações do Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes Especiais (GAAPE-SPA) e de três prédios na Vila Naval de São Pedro da Aldeia, com um total de 36 novos PNR para Praças, denota a preocupação permanente do ComForAerNav com a Família Naval sediada na Região dos Lagos. Muito ainda há que se fazer.
Novos horizontes e perspectivas vem se abrindo para a Aviação Naval, com a aquisição das aeronaves COD/AAR, S-70B e EC-725 e a modernização das aeronaves AF-1/1A e AH-11A. Operá-las de forma plena é o desafio que se avizinha e que requer dedicação integral, perseverança e firmeza de propósito de todos os setores desta Força.
Ao comemorarmos hoje, com orgulho e júbilo, os 49 anos de existência do Comando da Força Aeronaval, temos que, por dever de justiça, reverenciar e agradecer a todos aqueles que nos precederam, ex-Comandantes, Oficiais, Praças e Servidores Civis, pelo legado que deixaram e por terem contribuído, sobremaneira, de forma dedicada e profissional para o engrandecimento da nossa Aviação Naval. Parabéns Força Aeronaval!"
NO AR, OS HOMENS DO MAR!
LISEO ZAMPRONIO
Contra-Almirante
Comandante
Tenho, cada vez mais, orgulho quando nos céus do Brasil eu vejo a Marinha voar.