sexta-feira, 21 de maio de 2010

Obras na região portuária do Rio de Janeiro

Ontem eu estive presente ao XXII FÓRUM NACIONAL e tive a oportunidade de ouvir uma explanação sobre as obras na nossa região portuária.
O Sr Felipe Góes apresentou os seguintes dados:
Área total: ~ 5 Milhões de m2
População atual: ~ 22 mil habitantes

Dentre os objetivos apresentados me espantou a idéia de aumentar de 22 mil para 100 mil moradores, mas quando o questionei sobre educação e saúde, que não foram mencionadas em sua apresentação, recebi como resposta que no planejamento da Prefeitura do Rio de Janeiro estava previsto uma UPA e uma escola, prestem muita atenção para um aumento de ~ 80 mil habitantes a nossa Prefeitura acha suficiente a construção de apenas UMA ESCOLA e UMA UPA!?!
Vamos nos mobilizar agora, já no início do projeto, pois o nosso futuro depende de nossas atitudes no presente.
Sr. Prefeito quantos leitos e quantas carteiras escolares são necessárias para atender com dignidade a sua comunidade nesta sua empreitada do tal “Porto Maravilha”?

O Sr. Marcelo Szpilman Diretor do “AQUARIO” (que será o primeiro, e já o maior da América latina, aquário do Rio de Janeiro, que disponibilizará para seus usuários tecnologias de última geração e inéditas no mundo inteiro, segundo suas palavras) me respondeu que teve uma preocupação muito grande com a formação cultural de nossos filhos e que, portanto todos os alunos da rede pública terão o acesso gratuito, mas que a entrada inteira, a preço de hoje, seria de R$ 22,00.
Agora eu pergunto: Uma família – Pai, Mãe e filhos - que tem como renda total um salário mínimo poderá dispor de R$ 44,00, fora o translado, para levar os seus filhos para ver este aquário? Para qual público alvo está sendo construído este centro comercial/cultural?
Sr. Prefeito a qual parcela de seus eleitores esta obra irá beneficiar?

Baixo Gávea debaixo d’água

O vídeo é uma linda comédia, assim como também é uma comédia a nossa política de obras de infraestrutura. Não que ser mais o palhaço na platéia.
Quero a minha Cidade Maravilhosa de volta.
Acorda carioca!!!