sexta-feira, 28 de maio de 2010

29 de Maio de 2010 DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ

Nesta oitava celebração do Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, estamos aqui para prestar homenagem ao sacrifício e a abnegação dos boinas azuis da manutenção da paz da ONU que servem no mundo inteiro. Celebramos a sua ação para aliviar a agonia e harmonizar os ambientes de conflito.
Hoje, as missões de manutenção de paz são complexas e as tarefas e responsabilidades dos soldados da paz se diversificaram: manter o cessar-fogo; vigiar as fronteiras; desarmar ex-combatentes; favorecer a reconciliação; facilitar, e por vezes conduzir, as operações de ajuda humanitária; ajudar aos refugiados e aos deslocados a regressarem às suas casas; garantir as condições necessárias para a realização de eleições democráticas; e construir o estado de direito, de modo a permitir a reconstrução e a recuperação econômica.
Um incontável número de colegas já foi morto em serviço da paz e junto com a tristeza de suas mortes seguimos com o orgulho de suas carreiras de vida. No momento em que celebramos este Dia Internacional, esquecemos dos êxitos das operações de manutenção da paz, muitas vezes nem comentado na mídia, esquecemos dos fracassos que são, normalmente, alvo de enorme divulgação, para lembrar do profissional, da mulher ou do homem de família que, longe dos seus, vem se dar pelo bem da humanidade em terras estranhas.
Todos esses sacrifícios não deve ser em vão, devemos nos esforçar cada vez mais para que todas as sociedades consigam viver e em paz, com dignidade, e que o ser humano não tenha que passar pelos horrores que vemos onde a ONU é “chamada” a ajudar.
As partes militares das missões de manutenção da paz não podem por si sós, acabar com o conflito ou com os flagelos da comunidade aflingida. Mas constituem o primeiro passo para garantir uma situação sustentável e para evitar o recomeço dos combates. Os soldados da paz se superam, todos os dias, para cumprir o compromisso assumido na Carta das Nações Unidas, de “preservar as gerações futuras do flagelo da guerra”.
Tenho orgulho em ter participado do primeiro contingente brasileiro no Haiti, sob o comando do General Salvador na Brigada Brasileira e que graças ao sacrifício de todos, que lá estiveram e ainda estão, o Haiti sobrevive mesmo com as tragédias naturais e o povo haitiano vive num país mais seguro.
Neste dia, honremos a todos, principalmente aos nossos irmãos brasileiros, que serviram e servem hoje, na linha da frente da paz e celebremos a sua ação para aliviar o sofrimento e reconciliar os beligerantes.
Salve nobres guerreiros da Paz!!!