sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Diga Não ao "3"

Diga Sim à democracia e à alternância de poder, seja um cidadão atento e participativo.

A partir de agora, você começará a ver em propagandas do Governo, das Estatais e outras, algo meio sem sentido, sem nexo, que não se liga nem ao antes nem ao depois, falando vagamente sobre "decida pelo 3", "escolha o 3", "prefira o 3", "adote o 3", "siga o 3", fique atento, é intencional, e também é venal.
Em psicologia, chamamos isso de "mensagem subliminar", isto é, algo aparentemente sem importância e sem sentido, que passa como um relâmpago diante de nossos olhos e de nossas mentes, sem dizer muito claramente a que veio, mas que vai deixando seu rastro e sua marca, lá no fundo, em nosso inconsciente.
Essa técnica foi largamente utilizada na 2ª. Grande Guerra, por ambos os lados e servia como preparação e introdução prévia para recados mais explícitos que chegavam mais tarde.
Os publicitários são doutores nessa história da indução subliminar e, creio eu, parece que até existem algumas limitações e balizamentos para a utilização desse recurso, por parte do código de ética da publicidade. Afinal: que história é essa do “3”? Os estrategistas da perpetuação no poder - algo que só não vê quem não quer! - já estão sutilmente preparando a grande jogada na tentativa, anti-democrática, do 3º mandato para o presidente Lula. A realidade de hoje não é mais compatível com este tipo de projeto à la Fidel e à la Hugo Chavez. Afinal, não queremos que um período que o povo no futuro poderia até se orgulhar, seja manchado com um ato tão vergonhoso, De grande estadista para golpista.
Na falta de um candidato para manter o partido eternamente no poder, como gostariam os seus líderes, pois ao olhar para Dilma, Martha Suplicy, Berzoini, Jacques Wagner, Mercadante, sabemos que são todos extremamente fracos e sem representatividade perante a população brasileira, o que já estaria definindo à priori, como a derrota e o desmoronamento do sonho de continuidade e a remoção da mascara do PT como uma boa ideologia.
Opções de alianças com alguém fora do Partido, tipo Ciro Gomes, Aécio Neves, Nelson Jobim e outros prováveis "aliados", nem pensar: afinal em qualquer uma dessas opções, quem detêm ficaria necessariamente em um segundo plano e isso, jamais seria aceito pela militância exclusivista do PT.
Nas próximas semanas será realizado um mega encontro dos petistas, onde a palavra chave será a realização de um "Plebiscito restrito-nacional", envolvendo somente o voto dos políticos de plantão no País (governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, etc.) aos quais será colocada a opção básica-única: "Você apóia ou concorda com a Emenda Constitucional que permitiria o 3º. Mandato ?" A resposta lógica seria NÃO, mas, conhecendo como conhecemos nossos políticos, facilmente 'cooptáveis' por favores e emendas do sistema de poder, já sabemos exatamente como será a resposta a esse 'plebiscito de araque'.
Lembram-se da votação da Emenda Constitucional promovida por FHC, para a implantação da reeleição? Entendeu agora de onde saiu aquela história do "3"? Pois é! Um mudou para “2” e agora o atual quer mudar para “3”. Preste atenção e você vai ver esse "3" pulando por aí, no rádio, na televisão, nos anúncios de revistas, etc.
Foi dada a largada para a perpetuação no poder do PT e de seu comandante Lula! O Banco do Brasil saiu na frente: está circulando sua nova propaganda, bem ao estilo da mais pura mensagem subliminar: "O Planeta é todo seu! Tome 3 atitudes por ele todo dia!" (Vejam no site http://www.bancodobrasil.com.br/). Engraçado: por que não tomar 1 ou 2 ou 4 ou 10 atitudes para salvar nosso planeta? Por que somente 3 atitudes? Na propaganda acima, além do texto, o número 3 aparece em tamanho ampliado na camisa de uma doce menininha com cara de anjo! Não fique parado! Desde agora, vamos matar no nascedouro essa história do 3! Fale com seus amigos, comente, opine. Perpetuação – 3 - ou Democracia? Ditadura branca – 3 - ou Democracia?
Diga Sim à Democracia e à alternância no Poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário