sábado, 2 de janeiro de 2010

SOLIDARIEDADE

A solidariedade é a comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir uma sólida união, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face das agruras da vida. É a assistência mutua que vai fazer a diferença no resultado final.
As atividades solidárias fazem parte das qualidades do povo brasileiro, e é isto que vem atenuando as amarguras advindas das calamidades proveniente da natureza.
Mas quando falamos de solidariedade também estamos falando de respeito que é o sustentáculo das demais qualidades. Assim o governante deve ter em sua política o respeito ao seu povo e cuidar para que não tenha que ser solidário pela sua falta de atitude preventiva. A sua obrigação de prever e agir com a antecedência em prol de sua comunidade, não pode ser relegada a um segundo plano, sob pena de ter que demonstrar a sua solidariedade às famílias das vítimas da sua negligência.
Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações e o Estado não está isento desta, quando deixa de cuidar da comunidade ou quando avalia de forma incorreta o risco existente para a população.
Colocar a mão no bolso, arrecadar e distribuir alimentos e agasalhos para amenizar a situação das vítimas não basta. O Estado é responsável pelas atitudes do antes e tem o dever de ajudar no depois, mas o verdadeiro estadista busca evitar o depois.
Quero que os nossos governantes sejam solidários sim, mas com respeito e responsabilidade na escolha de suas atitudes de proteção a família brasileira.
Quero que os nossos governantes sejam sérios e que o povo seja sempre lembrado como o objetivo principal de suas políticas.
Eleições podem ser perdidas e ganhas em outras ocasiões mas vidas perdidas não tem solução. O povo é o governo, e o governo é para o povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário