segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os militares e os partidos políticos

Os Militares em Serviço Ativo sofrem um grande óbice político que é explicitado no inciso V do § 3º do art 142 que diz: O militar enquanto em Serviço Ativo, não pode estar filiado a partidos políticos.
Se podemos ter religiões diferentes e espaços para os nossos cultos em todas as organizações militares por que não poder ter um partido e se reunir para discutir os ideais partidários dentro de nossos estabelecimentos militares?
“Política e religião não se discute” já ouvi esta frase por diversas vezes, agora esta na hora de complementá-la “Política e religião não se discute, mas se pratica” temos direito de sermos cidadãos plenos exercitando todos os direitos de nossa cidadania.
Estudar, conversar e buscar novos caminhos para a política partidária não fere a disciplina militar, ao contrário faz com que o militar seja mais atento as questões de seu país.
O militar não vai deixar de cumprir ordens porque o seu líder religioso assim o disse, como também não vai descumpri-las em função de seu partido político.
Já esta na hora de todos em nosso País mergulharmos a fundo em questões da nossa política e de nosso futuro.
O que nos falta é uma discussão sadia entre os jovens, militares ou não, e que local mais sadio que dentro de um ambiente militar, no qual o sentimento maior e amor a Pátria e servir ao País.
Temos que construir um novo amanhã sem medo e sem distinções políticas entre militares e civis.
Alias os militares são civis de farda, que tem a morte em seu juramento a bandeira como parte de seu contrato de trabalho. Teria elo maior que este juramento em uma filiação partidária? Tenho certeza que não, já é hora de todos percebermos que este é um ponto que ainda afasta os militares de sua comunidade, o envolvimento político.
Profissão é uma tarefa independente do dever cívico. O povo brasileiro já é maduro para poder tratar de política livremente.
Chega de censura política nós militares temos credibilidade e somos respeitados pelas pessoas que somos e pelas tarefas que cumprimos, agora é o momento de pensarmos e exercermos a nossa plenitude de direitos do povo brasileiro.
Militar da ativa pode sim ser filiado, não é a crença religiosa ou política que vai abalar os nossos pilares de Hierarquia e Disciplina. A vocação do militar e o amor a pátria são inabaláveis.
Vamos buscar um Brasil melhor, todos juntos em prol da cidadania plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário